Vinicius de Lima Neves: Teste de Penetração

Teste de Penetração

Vinicius de Lima Neves fala um pouco mais sobre teste de penetração, e sua importância para empresas.

Um teste de penetração, também conhecido como pentest, é um ataque cibernético simulado contra o sistema do seu computador para verificar vulnerabilidades exploráveis.

No contexto da segurança de aplicativos da Web, o teste de penetração é comumente usado para aumentar o potencial de segurança de uma empresa.

teste de penetração pode envolver a tentativa de violação de qualquer número de sistemas e aplicativos para descobrir vulnerabilidades, como entradas não estruturadas que são suscetíveis a ataques de injeção de código ( SQL injection, por exemplo).

Os insights fornecidos pelo teste de penetração podem ser usados ​​para ajustar suas políticas de segurança e corrigir vulnerabilidades detectadas.

Vinicius de Lima Neves: Algumas etapas de um teste de penetração

 

  • Definir o caminho e os objetivos de um teste, incluindo os sistemas a serem abordados e os métodos de teste a serem usados.
  • Coleta de dados (por exemplo, nomes de rede e domínio, servidor de e-mail) para entender melhor como um destino funciona e suas possíveis vulnerabilidades.
  • Análise estática em uma varredura, inspecionando o código de um aplicativo para estimar como ele se comporta durante a execução. Essas ferramentas podem escanear todo o código em uma única passagem.
  • Análise dinâmica em uma varredura , Inspecionando o código de um aplicativo em estado de execução. Essa é uma maneira mais prática de varredura, pois fornece uma visão em tempo real do desempenho de um aplicativo.
  • O Estágio de invasão usa ataques de aplicativos da Web, como  scripts de sites , injeção de SQL  e  backdoors , para descobrir as vulnerabilidades de um alvo. Os testadores tentam explorar essas vulnerabilidades, geralmente aumentando privilégios, roubando dados, interceptando tráfego etc., para entender os danos que podem causar.
  • O estágio de análise de dados e muito importante para que a empresa tenha um relatório necessário para os ajustes de segurança.

Sobre o autor

Vinicius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista em tecnologia, por muito tempo Vinicius Neves vem se dedicando a criação de conteúdos de grande qualidade em seu blog pessoal.

O jovem acredita que o teste de penetração se trata de uma ótima ferramenta, para garantir a segurança de uma empresa.

Se trata de um investimento de alta qualidade, justamente pelo fato de evitar prejuízos para as empresas!

Antes de mais nada é importante lembrar que um teste de penetração deve ser acompanhado de um grande profissional em TI.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Recomendado

Categorias

Publicidade

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos influenciadores